A experiência do Bernardo: fazer um Mestrado enquanto trabalha na advertio

January 13, 2020

Diário de Equipa: Capítulo 1
A experiência do Bernardo: fazer um Mestrado enquanto trabalha na advertio 


O Bernardo juntou-se a nós no verão passado como Programador de Front-end estagiário. Inicialmente, o plano era que ficasse apenas três meses durante as suas férias de verão do Mestrado, contudo, aqui estamos em janeiro e ele tem sido uma grande contribuição para o sucesso da advertio. 


Somos uma equipa de Millennials e construímos a cultura da empresa com base na motivação de todos em criar o melhor produto possível para os nossos clientes, enquanto tentamos conjugar o trabalho com a vida pessoal. Dito isto, quando recebemos o Bernardo na equipa, ficamos surpreendidos pela sua motivação e dedicação. Porquê? Bem, se conhecem o Bernardo, então sabem que ele adora uma boa piada e tem um sentido de humor muito forte. Ainda assim, no que diz respeito às suas tarefas, ele não brinca e está sempre disponível para aprender e trabalhar aquilo que for preciso. 


Com isto em mente - e tendo decidido que vamos mostrar mais a nossa equipa em 2020 - perguntamos ao Bernardo como é que ele consegue gerir o trabalho, os estudos e manter uma vida social ao mesmo tempo. Nas suas palavras, os primeiros três meses na advertio foram “por um lado, de adaptação porque tinha acabado de me mudar para Lisboa e tive que me mudar o meu ritmo consoante o da cidade e, por outro lado, de crescimento porque estes três meses ensinaram-me muito sobre mim, permitindo-me crescer não só profissionalmente mas também pessoalmente. Assim que o verão acabou, senti que já fazia parte da equipa e podia ver o valor do meu trabalho no lançamento da última versão do produto, portanto decidi ficar”. 


Depois desse período inicial, o Bernardo decidiu ficar connosco e agora trabalha como Programador Front-End a part-time, e dá as seguintes razões para a sua decisão: 

- A equipa: “Senti-me bem-vindo desde o início e tornei-me amigo da equipa e sabia que podia contar com a ajuda deles, contar piadas e partilhar histórias pessoas.”

- A cultura da empresa: “Gosto especialmente da liberdade que temos no que diz respeito a horários e trabalho remoto, o que ajuda muito quando se está a estudar ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, como somos uma equipa pequena, estou envolvido noutras áreas fora do front end, como o back end, apoio ao cliente, etc e isso permite-me interagir com outras matérias.”

- Ambição pessoal: “Como parte da equipa, quero que a advertio tenha todo o sucesso possível para que me sinta ainda mais realizado profissionalmente”.  

- Eduardo Vicente: “O Eduardo foi o meu mentor de estágio na advertio, e a sua paciência e conhecimento ajudaram-me  muito nos primeiros três meses, em que ele me ensinou muito e nunca deixou uma pergunta por responder”. 

- Crescimento pessoal: “Como sou introvertido, as reuniões de scrum e apresentações do meu trabalho à equipa ajudaram-me a ultrapassar a minha vergonha e a melhorar a forma como comunico. 


Quando lhe perguntamos porque decidiu começar a trabalhar enquanto estudava, diz-nos que durante a sua licenciatura teve a oportunidade de participar em projectos interessantes mas que, no fim de contas, não passavam de mais uma folha de Excel sem nenhuma utilização real. Portanto, quando chegou ao último ano de mestrado, soube que iria ter mais tempo e decidiu que estava na hora de agarrar um novo desafio. 


Por fim, conclui dizendo que balançar um emprego a part-time e um Mestrado não é fácil. Para poder fazer os dois bem, teve que abdicar de muitos eventos sociais, de tempo com a família e algumas horas de sono, mas ainda assim, considera que valeu a pena. Apesar de ter perdido algumas coisas, acredita que ganhou muito mais e voltava a fazê-lo novamente. 


Quanto ao resto da equipa, estamos felizes que ele tenha decidido ficar para que todos possamos aprender mais sobre memes e emotes. Além disso, todos nós aprendemos algo com a experiência dele uma vez que nos mostrou que com alguma determinação, podemos ter uma vida equilibrada e alcançar os nossos objetivos.  

If you like what you read, please take a moment to share it with others:

Haga crecer su negocio con advertio.